1 de dezembro de 2006


BLABLABLÁ - 02/12/2006
Essa sessão é para trocarmos idéias
sobre temas comuns de quem trabalha
na área de educação.
Deixe sua opinião. Todos os comentários serão benvindos.
Sua contribuição é importante, para o aprendizado
e o crescimento da equipe.

EDUCAÇÃO E TRABALHO VOLUNTÁRIO
Os educadores da EIC PAME são voluntários. Doam seu tempo e talento, de maneira espontânea e não remunerada. Decidiram trabalhar com jovens e crianças, compartilhando conhecimentos e informação, porque acreditam estar fazendo a sua parte na construção de um mundo melhor.
CARTILHA DO EDUCADOR DA EIC PAME :
1 - Manter em sala de aula um ambiente de aprendizagem e respeito;
2 - Estabelecer em conjunto com os alunos regras e limites a serem respeitados;
3 - Criar meios para envolver as famílias dos educandos no processo de educação;
4 - Debater temas sobre direitos e deveres com toda a comunidade;
5 - Conhecer a realidade social e cultural do educando;
6 - Trabalhar com sistema de avaliações dos educandos e de si próprio;
7 - Utilizar diversas ferramentas de forma criativa, a fim de tornar a aula participativa;
8 - Escolher a metodologia adequada para a turma;
9 - Motivar os alunos abordando temas de interesse geral; e
10 - Lidar com as diferenças e administrar os conflitos em sala de aula.
REFLEXÃO
Se você trabalha como voluntário, compartilhe conosco os seus sucessos. Deixe idéias e sugestões e fale também de suas dificuldades.
Nossa união é nossa força !

6 comentários:

Anônimo disse...

Bom.. vou estrear então a seção bla bla bla.... kkkk"!!!! (risos).. ficou muito maneirinho mesmo essa sua ideia.. vc é mesmo persistente menina e por isso faz um trabalho muito legal na sua EIC..

Em breve volto por aqui...

Leil@ Proenç@ disse...

Puxa, Flavia, que legal ... o primeiro comentário, e com elogios... ISSO É MUITO BOM !!!! O incentivo vem da equipe... e das crianças. São a fonte da minha energia !
Volte sempre, amiguinha !!!!
Leila Proença

Anônimo disse...

REFLEXÃO
1 - Qual é a sensação em fazer um trabalho voluntário
com adolescentes e crianças ?
2 - Quais são as maiores dificuldades do educador ?
3 - Com tantos desafios, existem pontos positivos em trabalhar na área de
educação, e sobretudo, voluntariamente ?


1 - Trabalhar como voluntária me dá a sensação de estar cumprindo com uma parte de meu dever de cidadã. Sei que minha contribuição é mínima, mas se cada um fizer o pouco que pode, pode haver chance de mudar o rumo da história. Não adianta reclamar e cruzar os braços. É preciso agir. E tem que ser já!
O trabalho voluntário torna-se quase um dever ético para quem desejam um novo mundo.
.

2 – A minha maior dificuldade é a precariedade do ensino de hoje. As crianças não sabem se expressar, não conhecem as palavras (escrevem como falam) e têm problemas de concentração. Normalmente quando entramos nas aulas do WORD, que é um editor de textos, é comum registrar a evasão de educandos, alguns com 11 e 12 anos, que não estão alfabetizados e não conseguem acompanhar a turma.

3 – Existem muitos pontos positivos em trabalhar com crianças. É uma troca interessante. Aprendemos mais do que ensinamos. É gratificante perceber a transformação que ocorre durante os cursos. Nos educadores e educandos. Não é só o resultado do aprendizado que nos satisfaz, mas todo o processo. Desde a integração e o fortalecimento da equipe de educadores, até a confiança e a amizade que cresce durante as aulas, entre educadores e educandos.
O resultado não é imediato. Mas a semente está lançada. Os ensinamentos e as informações repassadas poderão ter grande utilidade par a vida dessas crianças. Investir na criança, agora, é certamente um dos caminhos para construir um futuro melhor para o nosso País.

Anônimo disse...

Ola Leila e meninas da EIC PAME
Saudades de vc Leila... não pude ir nas duas ultimas reuniões da Eic nfantil por estar com muito trabalho no Solar... mas depois me conta ai o que rolou la tá ... vamos incrementar mais o nosso grupo.. ele está muito parado.... espero que as pessoas nao estejam desanimando... me diz uma coisa pra que dia ficou marcada o proximo encontro e Tem alguma tarefa em especial para ser feita?? Quando puder por favor me retorne.... beijinhos

Anônimo disse...

Bom agora deixa eu dizer mais uma coisinha ... FELIZ NATAL e que o ano de 2007 seja mais e mais produtivo ...
Flavia Silva
Eic Solar

Em breve volto por aqui pra deixar mais recadinhos .. estou amando o seu blog e estou com vontade de criar um tb para o Solar... beijinhos

Anônimo disse...

Olá! Primeiramente, quero dizer que conheci este site através da minha amiga virtual de anos - Leila Proença. Com o intuito de colaborar com o site e incentivar as pessoas a realizarem trabalhos voluntários, deixo aqui meu depoimento.
Sou Enfermeira voluntária do Hospital Municipal Souza Aguiar, desde agosto de 2006, onde atuo nos setores de Enfermaria Pediátrica/ CTQI (Centro de Tratamento de Queimados Infantil)/ Neuropediatria / Cirurgia Pediátrica. A oportunidade de ser voluntária me surgiu e, sem muito pensar, abracei a idéia. É uma experiência diferente, pois ao mesmo tempo em que presto serviço gratuito, eu ganho experiência e o carinho das crianças. Porém, contrasto com algumas dificuldades: acordo super cedo, chego à casa tarde, trabalho muito, não ganho nenhum tipo de benefício, tenho gastos com passagens e até comida, que o hospital não oferece aos voluntários.
Mas eu faço por amor a profissão e ao ser humano, pois os pacientes não têm culpa e precisam muito da nossa ajuda, já que o Governo não cumpre com suas obrigações.
Bem, deixo aqui o meu relato e meu apelo para que todos possam contribuir, de alguma maneira, com o próximo. Que 2007 seja um ano diferente e que as pessoas sejam mais solidárias e humanas.
Ane Cristina S. Vieira, 23 anos, Rio de Janeiro
(ane.cristina@uol.com.br)