Nós não estamos bem na foto
Mapa da distribuição das queimadas no Brasil
Nosso País foi citado como um dos maiores poluidores, entre os países de economia emergente (em crescimento), por causa das queimadas na Amazônia e das atividades da agricultura e pecuária
Os cálculos mostram que a Amazonia sofrerá um aumento de até 3,5 ºC na temperatura. O resultado é que até o final do século essa região poderá estar mais parecida com um deserto do que com a bela e rica floresta que conhecemos hoje e aquele montão de água da Região Amazônica será reduzido em 20%.
COMO reduzir a participação do Brasil no aquecimento global
PASSO UM : reduzir os gases responsáveis pelo efeito estufa, que é o culpado pelo calorão que todos sentem.
O principal vilão da história é o dióxido de carbono (CO2), que é resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis, como a gasolina.
Então é bom trocar os carros movidos a gasolina por veículos que utilizem bicombustíveis .
PASSO DOIS - A água também deve ser usada com mais cuidado. Ao escovar os dentes, feche a torneira da pia enquanto não estiver usando a água. A água da máquina de lavar pode ser aproveitada para a limpeza da casa. Aquela outra água que, às vezes, sobra em uma garrafinha pode ser jogada num canteiro de plantas ou mesmo num vasinho; a planta agradece e você evita o desperdício de simplesmente jogar á água fora no meio da rua.
PASSO TRÊS - Economizar energia, tomando banhos menos demorados, ficando menos tempo no computador e apagando as luzes dos ambientes que não estão ocupados é uma boa pedida, pois parte da energia que utilizamos também vem de usinas termelétricas, que queimam combustíveis fósseis e, conseqüentemente, emitem CO2.
PASSO QUATRO - Não queimar restos de folhas, podas de árvores ou até mesmo de papéis. Não deixar que se façam aquelas queimadas com restos de folhas e podas de árvores ou até mesmo de papéis.
Explicar aos seus pais que isso provoca o aumento do CO2 na atmosfera é uma ótima ação; o meio ambiente agradece e sua saúde também.
Baseado no site : http://www.plenarinho.gov.b