7 de julho de 2007

Sacos plásticos - Uma ameaça ao meio ambiente

O derrame indiscriminado de plásticos na natureza aponta para um desastre ambiental de grandes proporções no futuro.
A maioria de nossas compras são embaladas em sacos plásticos. Eles são feitos de resina sintética, originadas do petróleo, e não são biodegradáveis. Levam séculos para se decompor na natureza.

Essa realidade preocupa os ambientalistas e já justificou mudanças importantes na legislação e na cultura de vários países europeus, que já começaram a cobrar pelas embalagens de plástico.

Na Alemanha, quem não anda com sua própria sacola a tiracolo para levar as compras é obrigado a pagar uma taxa extra pelo uso de sacos plásticos. O preço é salgado: o equivalente a sessenta centavos a unidade.

Na Grã-Bretanha, uma rede de supermercados embala seus produtos em sacos plásticos 100% biodegradáveis, feitos de um material que se decompõe dezoito meses depois de descartados. Com um detalhe interessante: se por acaso não houver contato com a água, o plástico se dissolve assim mesmo, porque serve de alimento para microorganismos encontrados na natureza.

No Brasil são produzidas 210 mil toneladas anuais de plástico filme. O que representa 9,7% de todo o lixo do país. Não há desculpas para nós brasileiros não estarmos igualmente preocupados. O lixão de SP recebe 250 toneladas por dia com a multiplicação indiscriminada de sacos plásticos na natureza.

Você teria alguma solução para evitar o problema ?
Você levaria sua própria sacola para as compras no supermercado ?
Você pagaria pelas sacolas nas lojas ?

Educador, uma boa estratégia para conscientizar os alunos sobre o problema seria :
1 - Ler a reportagem em conjunto;
2 - Escutar a opinião de cada um;
3 - Fazer um exercício de imaginação sobre o futuro, caso nenhuma providência seja tomada e
4 - Dividir a turma em grupos, para a confecção de cartazes sobre o assunto.

"Baseado em texto do jornalista André Trigueiro,
redator e apresentadordo Jornal das Dez, da Globonews, desde 1996."