28 de setembro de 2007

ENTREVISTA DE EMPREGO

Vamos ajudar nossos adolescentes

a perder o medo das entrevistas para o primeiro emprego ?

Seguem algumas dicas importantes :

1) Prepare cuidadosamente o seu currículo. Leve uma cópia a mais para a entrevista.

2) Pesquise sempre alguns dados importantes da empresa, antes de ir para a entrevista, como produtos, número de funcionários, concorrentes do mercado, etc. Isso poderá ajudar no caso de perguntas sobre a empresa que você quer trabalhar.

3) Alimente-se alguns minutos antes da hora marcada, pois você pode demorar a ser entrevistado e assim não correrá o risco de sentir mal estar.

4) Mantenha a calma. Antes de entrar, inspire e expire, bem devagar, contando até cinco para cada respiração.

5) Lembre-se de que você pode estar sendo avaliado desde que entra na empresa. Portanto, seja educado com todos.

6) Cumprimente o entrevistador com um aperto de mão e guarde bem o seu nome. Aguarde o convite para sentar-se.

7) Fale somente o necessário, Responda tudo o que lhe for questionado, num tom de voz natural, olhando nos olhos do entrevistador.

8) Não minta ! Não queira ser na entrevista o que você não é de fato. É melhor assumir que não sabe a resposta do que inventar uma.

9) Jamais fale mal de seu ex-chefe ou de seu emprego anterior.

10) Ao sair, agradeça e pergunte qual será a forma de comunicação sobre o resultado da entrevista.


Quando há muitos candidatos, a entrevista pode ser feita por meio de dinâmicas, onde o concorrente realiza atividades em grupo, normalmente conduzidas por psicólogos. Nesses casos, preste atenção ao objetivo do exercício e aja com bastante naturalidade. Demonstre que sabe trabalhar em equipe e não tente impor sua opinião ao grupo. Argumente sempre com bastante educação e deixe o outro argumentar também. As decisões deverão ser tomadas por consenso. Mostre-se interessado e motivado para a atividade e ...

... BOA SORTE !!!

COMO FAZER UMA BOA REDAÇÃO !

UMA REDAÇÃO DEVE TER ...


BOM COMEÇO – Faça uma introdução que prenda a atenção do leitor. Deixar uma expectativa ou uma interrogação é uma boa pedida. Você não acha ?

NADA DE BLABLABLÁ – Seja sempre natural. Evite palavras muito difíceis, não utilizadas no seu dia-a-dia. Não faça parágrafos muito longos

ANOTE AS IDÉIAS PRINCIPAIS - Antes de começar, faça uma lista com os fatos mais importantes que você quer escrever. Depois planeje a ordem em eles entrarão no texto.

SEQÜÊNCIA – Para fazer sentido, sua narrativa deverá sempre ter início, meio e fim

CONCLUSÃO – O fim é tão importante quanto o começo. Encerrar o texto com uma conclusão surpreendente, que faça o leitor parar para pensar pode ser uma boa dica

DICIONÁRIO - Indispensável consultar quando surgirem dúvidas

TREINAMENTO - Ao ler algum artigo, tente resumi-lo com suas próprias palavras

LEITURA - Fique por dentro de muitos assuntos e amplie seus conhecimentos, lendo livros, revistas e jornais.

10 de setembro de 2007

SITES INFANTIS

Se você está sem muita inspiração para sua aula, que tal dar uma olhadinha nos endereços ?




http://www.iguinho.com.br/
http://www.duende.com.br/
http://www.terra.com.br/criancas
http://www.meleca.com.br/
http://www.meninomaluquinho.com.br/
http://www.mingaudigital.com.br/
http://www.monteirolobato.com.br/
http://www.mundodacrianca.com.br/
http://www.opapainoel.com.br/
http://www.vacaamarela.com.br/
http://www.vamosbrincar.com.br/
http://www.portax.globo.com/
http://www.parquedopapainoel.com.br/
http://www.parquedamonica.com.br/
http://www.pequenoartista.com.br/
http://www.colegiomisericordia.com.br/www.fliperama.com.br
http://www.cartoonetwork.com.br/
http://www.portaldochiquinho.com.br/
http://www.qdivertido.com.br/
http://www.recreioonline.com.br/
http://www.conpet.gov.br/home_kids.php?segmento=kids
http://www.sesinho.com.br/
http://www.soma.ce.gov.br/cidadania/cartilha/cont_apres.htm
http://www.ilo.org/public/english/bureau/inf/wdacl/portuguese.htm
http://www.vertex.com.br/users/san/outras.htm
http://www.canalkids.com.br/portal/index.phpCâmara dos Deputados - Plenario
http://www.plenarinho.gov.br/Desenhos e jogos para crianças
http://www.desene-animate.ro/jocuri.html
http://www.desene-animate.ro/program-de-colorat.htmlDicas de Educação e Informática
http://sitededicas.uol.com.br/Eco Kids
http://www1.uol.com.br/ecokids/
http://caracol.imaginario.com/estorias/index.html
http://www.conpet.gov.br/home_kids.php?segmento=kids http://www.1papacaio.com.br/Planetinha
http://www.planetinha.com.br/Páginas para Colorir http://www.christiananswers.net/portuguese/kids/clr-indx-p.html
http://www.apoema.com.br/LivrosdeEA.htm
http://www.qdivertido.com.br/inicio.phpRevista Nova Escola http://www.ensino.net/novaescola/121_abr99/html/material.htm
http://www.smartkids.com.br/Soft Market
http://www.softmarket.com.br/Topicos.asp?Disciplina=8 Software Educativos Free Ware
http://sitededicas.uol.com.br/software.htmTIA MONICA ON LINE
http://www.tiamonica.com.br/

9 de setembro de 2007

Contar histórias em sala de aula

Contar história na sala de aula pode ser muito divertido porque estimula a imaginação dos alunos. Mas pode atingir outros objetivos, como: educar, instruir, desenvolver a inteligência ou mesmo ser instrumento para descobertas sobre o aluno no campo pessoal, pois, muitas vezes, durante a história, eles falam do que os incomoda, sem vergonha ou medo, já que se vêem dentro da própria história.

Uma história bem contada pode ajudar o aluno a interessar-se pela aula. Permite, em geral, a auto-identificação, favorece a aceitação de situações desagradáveis e ajuda a resolver conflitos.

Porém é necessário escolher a história com muito cuidado, adequando o assunto à faixa etária dos ouvintes e aos objetivos do próprio professor. A escolha da história funciona como uma chave mágica e tem importância decisiva no processo narrativo.

Todo professor tem dentro de si um contador de histórias, apenas precisa encontrá-lo e aprimorá-lo. Para que isto aconteça aqui vão algumas dicas, segundo Malba Tahan, para que você seja que um bom contador de histórias :

1ª - Sentir, ou melhor, viver a história; ter a expressão viva, ardente, sugestiva. A história deve despertar a sensibilidade de quem a conta, sem emoção, não terá sucesso.

2ª - Narrar com naturalidade, sem afetação. O vocabulário utilizado deve ser adequado ao público ouvinte. Na oralidade é preciso ser mais claro e objetivo, sendo necessário, às vezes, completar as idéias da história.

3ª - Conhecer com absoluta confiança o enredo. O contador tem que estar seguro sobre o que vai contar, do contrário é melhor não contar.

4ª - Dominar o interesse do público. Sempre buscar maneiras de fazer com que os ouvintes permaneçam concentrados na história.

5ª - Contar dramaticamente. O contador pode se passar por algum dos personagens ou por todos.

6ª - Falar com voz adequada, clara e agradável. Não convém falar em falsete ou impostando a voz, a não ser que seja em momentos específicos para caracterizar um personagem.

7ª - Ser comedido nos gestos. Se exagerar em gestos sem objetivos, quando fizer um que seja necessário para melhor entender a história, não será notado.

8ª - Ter espírito inventivo e original.Contar as histórias com suas próprias palavras – contar o que está velho de forma nova. Se a história for de livro deve ser adaptada, pois a linguagem escrita é diferente da oral.

9ª - Ter estudado a história. Não é necessário decorar, mas sim testar diversas possibilidades de exploração oral para contar com espontaneidade.

25 de agosto de 2007

História do RENAN

Renan é aluno da educadora VERA,
em uma das turmas da Informática e Cidadania
























14 de julho de 2007

Alguns trabalhos de Alunos da EIC PAME



O MENINO QUE SONHAVA SER JARDINEIRO

Essa historinha foi criada pela Rayane, aluna da educadora Vera. O trabalho foi feito na aula sobre o meio-ambiente, no Programa Power Point.

EM UMA CIDADE MUITO DISTANTE MORAVA UM MENINO QUE SE CHAMAVA JOÃOZINHO. ELE SONHAVA EM SER JARDINEIRO, PORQUE ELE ADORAVA CUIDAR DAS PLANTAS. MAS ONDE ELE MORAVA NÃO EXISTIAM PLANTAS, POR QUE ERA UMA CIDADE MUITO POBRE. ELE SÓ VIA PLANTAS EM JORNAIS, TELEVISÃO,RADIO ETC...

ANTES DELE NASCER, NA CIDADIZINHA ONDE ELE MORAVA, TINHA UMA FLORESTA MUITO LINDA. MAS POR POUCO FOI SE ACABANDO. QUEIMADAS, DESMATAMENTO, POLUIÇÃO.
POR ISSO QUE ELE NÃO CONHECIA UMA PLANTINHA PESSOLMENTE.
ENTÃO O MENINO FOI PRA UMA CIDADE BEM PRÓXIMA, PARA VER SE CONSEgUIA UM EMPREGO DE JARDINHEIRO. PASSOU UNS DIAS E ELE CONSEGUIU O EMPREGO QUE TANTO QUERIA.
CUIDOU DAS PLANTAS MUITO BEM .
QUANDO PASSOU UM TEMPÃO, ELE VOLTOU PARA A CIDADE DELE, MUITO CONTENTE POR TER REALIZADO SEU SONHO. E TROUXE UMA PLANTINHA COM ELE .

ENTÃO, ELE FEZ UMA MARAVILHOSA PLANTAÇÃO NA CIDADE ONDE ELE MORAVA. E TODOS QUE VIVIAM NAQUELA CIDADE FICARAM ENCANTADOS COM A BELEZA QUE O MEIO AMBIENTE PODIA FAZER.

7 de julho de 2007

Sacos plásticos - Uma ameaça ao meio ambiente

O derrame indiscriminado de plásticos na natureza aponta para um desastre ambiental de grandes proporções no futuro.
A maioria de nossas compras são embaladas em sacos plásticos. Eles são feitos de resina sintética, originadas do petróleo, e não são biodegradáveis. Levam séculos para se decompor na natureza.

Essa realidade preocupa os ambientalistas e já justificou mudanças importantes na legislação e na cultura de vários países europeus, que já começaram a cobrar pelas embalagens de plástico.

Na Alemanha, quem não anda com sua própria sacola a tiracolo para levar as compras é obrigado a pagar uma taxa extra pelo uso de sacos plásticos. O preço é salgado: o equivalente a sessenta centavos a unidade.

Na Grã-Bretanha, uma rede de supermercados embala seus produtos em sacos plásticos 100% biodegradáveis, feitos de um material que se decompõe dezoito meses depois de descartados. Com um detalhe interessante: se por acaso não houver contato com a água, o plástico se dissolve assim mesmo, porque serve de alimento para microorganismos encontrados na natureza.

No Brasil são produzidas 210 mil toneladas anuais de plástico filme. O que representa 9,7% de todo o lixo do país. Não há desculpas para nós brasileiros não estarmos igualmente preocupados. O lixão de SP recebe 250 toneladas por dia com a multiplicação indiscriminada de sacos plásticos na natureza.

Você teria alguma solução para evitar o problema ?
Você levaria sua própria sacola para as compras no supermercado ?
Você pagaria pelas sacolas nas lojas ?

Educador, uma boa estratégia para conscientizar os alunos sobre o problema seria :
1 - Ler a reportagem em conjunto;
2 - Escutar a opinião de cada um;
3 - Fazer um exercício de imaginação sobre o futuro, caso nenhuma providência seja tomada e
4 - Dividir a turma em grupos, para a confecção de cartazes sobre o assunto.

"Baseado em texto do jornalista André Trigueiro,
redator e apresentadordo Jornal das Dez, da Globonews, desde 1996."

3 de julho de 2007

EFEITO ESTUFA










apresentação formatada por

Leila Proença

30 de junho de 2007

RECICLAGEM

As embalagens descartáveis, latas de alúminio e garrafas de plástico "PET" facilitaram muito a nossa vida, substituindo as nada práticas garrafas de vidro, não é verdade?



Sim, mas como tudo nessa vida tem um preço, a falta de consciência e o descaso com a preservação do meio ambiente transformaram essas embalagens num verdadeiro perigo: são uma grande fonte de poluição dos rios, lagos e oceanos.



Está na hora de exercer o dever de cidadão.Muita coisa é jogada fora e ninguém pára pra pensar que "jogar fora" significa jogar aqui mesmo, no nosso planeta, e quase sempre em lugares errados, contaminando as águas, sujando o solo e, conseqüentemente, destruindo nossa fauna e flora.

Convém pensar que a reciclagem é uma solução para esse problema que está se agravando. Felizmente muitas pessoas estão se conscientizando e mudando suas atitudes.
A reciclagem pode ser uma saída para minimizar os sérios problemas ambientais que ameaçam o nosso planeta.

O que é a reciclagem?
Reciclagem é o processo industrial ou artesanal, de reaproveitamento de matéria-prima, roupas, alimentos ou qualquer outro recurso material que possa ser novamente utilizado, seja ele transformado ou recuperado para o uso.


Qual a importância da reciclagem?
Ao separar o lixo produzido em nossas casas, evitamos, na medida do possí­vel, a poluição e impedimos que determinados tipos de matérias se misturem aos restos de alimentos, facilitando assim o reaproveitamento destes pelas indústrias. Depois de separado, o lixo deve ser colocado nos Ecopontos, em contentores especiais. Os resí­duos despejados em terrenos sem qualquer condição acabam por prejudicar o meio ambiente, conduzindo a graves problemas para a saúde.

Quais são os tipos de lixo?
- Doméstico (alimentos)

- Industrial (carvão mineral, lixo químico)
- Agrí­cola
(esterco, fertilizantes)
- Hospitalar
- Materiais Radioativos
- Tecnológico (TV, rádios)

BEFÍCIOS DA RECICLAGEM
= Economia de matéria-prima da natureza
= Melhoria da Qualidade de Vida da população
= Economia de energia
= Geração de empregos
= Aumento da conscientização ambiental
= Aumento da vida útil dos aterros sanitários

Aprenda a separar o lixo
Saiba que os resíduos úmidos contaminam os secos e impedem a reciclagem de ambos:

Lixo Seco e Reciclável: papel, papelão, jornais, revistas, cadernos, folhas soltas, caixas e embalagens (desmontadas) em geral, metais como o alumínio, cobre, pequenas sucatas, copos, garrafas, potes e frascos de vidro (inteiros ou quebrados), plásticos de todos os tipos, como garrafas de refrigerante, sacos e embalagens, brinquedos e utensílios quebrados.

Lixo Úmido: cascas de frutas e legumes, restos de comida, papéis e plásticos utilizados e umidecidos, etc.

Não Recicláveis: papel higiênico, papel plastificado, papel de fax ou carbono, vidros planos, cerâmicas ou lâmpadas, sujeira de vassoura e de cinzeiro, etc.

A NATUREZA AGRADECE !

COLETA SELETIVA


O acúmulo do lixo nas grandes cidades é um grande problema, pois o despejo de materiais de difícil decomposição na natureza, prejudica o meio ambiente.
O lixo biodegradável, constituído por frutas, verduras e animais é facilmente transformado pela natureza em nutrientes para o solo. Já outros materiais, podem ficar anos e anos no solo, antes de se decompor.


A coleta seletiva de lixo pode ser uma solução para preservar o meio ambiente, na medida em que reduz o acúmulo do lixo. Além disso, graças ao reaproveitamento dos materiais, evita o desperdício de recursos naturais e a produção de novas matérias.


Consite na separação de tudo o que pode ser reaproveitado, em recipientes com cores específicas de acordo com cada material.



Materiais -Tempo de Degradação

Aço .......................................... Mais de 100 anos
Alumínio ........................................... 200 a 500 anos
Cerâmica .......................................... indeterminado
Chicletes ............................................ 5 anos
Cordas de nylon ............................... 30 anos
Embalagens Longa Vida ................. até 100 anos (alumínio)
Embalagens PET ............................. Mais de 100 anos
Esponjas ........................................... indeterminado
Filtros de cigarros ........................... 5 anos
Isopor ............................................... indeterminado
Louças .............................................. indeterminado
Luvas de borracha ......................... indeterminado
Metais (compon. equiptos) .......... Cerca de 450 anos
Papel e papelão .............................. Cerca de 6 meses
Plásticos (embalagens, eqptos) ... Até 450 anos
Pneus .............................................. indeterminado
Sacos e sacolas plásticas ............... Mais de 100 anos
Vidros ............................................ indeterminado
Adotar os 4 R's é uma atitude ecologicamente correta.
1 - REDUZIR geração de lixo;
2 - REUTILIZAR tudo o que for possível;
3 - RECICLAR todos os materiais recicláveis; e
4 - RECUSAR embalagens poluidoras.
Devemos pensar sempre na natureza e ter cuidado com o lixo que produzimos. Se cada um fizer a sua parte, implantando na sua vida o sistema dos 4 R's, a quantidade de lixo gerada poderá ser consideravelmente reduzida.

29 de junho de 2007

DENGUE

EDUCADORES, NUNCA É DEMAIS
FALAR em "DENGUE" para os alunos !

Dengue: Que bicho é esse?
A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Ele é escuro, com listras brancas, menor que um pernilongo. Tem por hábito picar durante o dia e se desenvolve em água PARADA e LIMPA.


Então, vamos tomar alguns cuidados ?
Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Na hora de lavar o recipiente, passe um pano grosso ou bucha nas bordas. Substitua a água dos vasos de plantas por areia grossa umedecida.





Esvazie as garrafas sem uso. Elas devem ser guardadas de boca para baixo, de preferência em lugares cobertos.

Todo material descartável que acumula água. como copos de plástico, latas e tampinhas de garrafa, deve ser jogado no lixo.


Pneus velhos são um dos lugares preferidos do mosquito da dengue. Por isso, eles devem ser guardados em lugar coberto ou furados.






As caixas d´água, poços, latões e filtros devem permanecer bem fechados.



Troque diariamente a água de bebedouros de animais. Leve bem o recipiente com uma escova ou bucha.


Mantenha limpas as calhas, lajes e piscinas.





Elimine a água acumulada em bambus, bananeiras, broméias, etc. Evite plantas que acumulem água, como gravatás, babosa, espada-de-São-Jorge, entre outras.



Dengue: Quais os sintomas ?
Febre alta, dores musculares e nas juntas, dor atrás dos olhos, fortes dores de cabeça, manchas avermelhadas na pele, fraqueza e falta de apetite.

Dengue Hemorrágica: A mais perigosa.
A dengue hemorrágica é o tipo mais grave. Os sintomas iniciais são os mesmos da dengue comum. Só que, quando a febre acaba, começam a surgir sangramentos, a pressão cai, os lábios ficam roxos, a pessoa sente fortes dores no abdômen e uma hora fica sonolenta, outra hora agitada. A dengue hemorrágica é muito perigosa e pode levar a pessoa à morte. Por isso, todo cuidado é pouco.

Dengue: O que se deve fazer?
A primeira coisa a ser feita é consultar um médico ou procurar um posto de saúde para obter orientação médica. Quanto antes for iniciado o tratamento, melhor. A pessoa com dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamento para aliviar as dores e a febre. MAS CUIDADO: não use remédios à base de ácido acetil salicílico (aspirina e AAS). Evite a automedicação, consulte sempre um médico.


Dengue: Depende de cada Um
Se cada um fizer a sua parte, a cidade vai acabar com a dengue. Converse com sua família, com seus vizinhos, mostre a importância de participar desta campanha.Entre na luta contra a dengue. Colabore