Sim, mas como tudo nessa vida tem um preço, a falta de consciência e o descaso com a preservação do meio ambiente transformaram essas embalagens num verdadeiro perigo: são uma grande fonte de poluição dos rios, lagos e oceanos.
Está na hora de exercer o dever de cidadão.Muita coisa é jogada fora e ninguém pára pra pensar que "jogar fora" significa jogar aqui mesmo, no nosso planeta, e quase sempre em lugares errados, contaminando as águas, sujando o solo e, conseqüentemente, destruindo nossa fauna e flora.
Convém pensar que a reciclagem é uma solução para esse problema que está se agravando. Felizmente muitas pessoas estão se conscientizando e mudando suas atitudes.
A reciclagem pode ser uma saída para minimizar os sérios problemas ambientais que ameaçam o nosso planeta.
O que é a reciclagem?
Reciclagem é o processo industrial ou artesanal, de reaproveitamento de matéria-prima, roupas, alimentos ou qualquer outro recurso material que possa ser novamente utilizado, seja ele transformado ou recuperado para o uso.
Qual a importância da reciclagem?
Ao separar o lixo produzido em nossas casas, evitamos, na medida do possível, a poluição e impedimos que determinados tipos de matérias se misturem aos restos de alimentos, facilitando assim o reaproveitamento destes pelas indústrias. Depois de separado, o lixo deve ser colocado nos Ecopontos, em contentores especiais. Os resíduos despejados em terrenos sem qualquer condição acabam por prejudicar o meio ambiente, conduzindo a graves problemas para a saúde.
Quais são os tipos de lixo?
- Doméstico (alimentos)
- Agrícola (esterco, fertilizantes)
- Hospitalar
- Materiais Radioativos
- Tecnológico (TV, rádios)
= Economia de matéria-prima da natureza
= Melhoria da Qualidade de Vida da população
= Economia de energia
= Geração de empregos
= Aumento da conscientização ambiental
Aprenda a separar o lixo
Saiba que os resíduos úmidos contaminam os secos e impedem a reciclagem de ambos:
Lixo Seco e Reciclável: papel, papelão, jornais, revistas, cadernos, folhas soltas, caixas e embalagens (desmontadas) em geral, metais como o alumínio, cobre, pequenas sucatas, copos, garrafas, potes e frascos de vidro (inteiros ou quebrados), plásticos de todos os tipos, como garrafas de refrigerante, sacos e embalagens, brinquedos e utensílios quebrados.
Lixo Úmido: cascas de frutas e legumes, restos de comida, papéis e plásticos utilizados e umidecidos, etc.
Não Recicláveis: papel higiênico, papel plastificado, papel de fax ou carbono, vidros planos, cerâmicas ou lâmpadas, sujeira de vassoura e de cinzeiro, etc.
A NATUREZA AGRADECE !