17 de junho de 2007

VAMOS LER ?


A atividade pode ser feita com temas pré-determinados ou com assuntos que surjam durante o exercício.

Preparação: Acomodar os alunos sentados (de preferência no chão) em semi-círculo. À frente deles, colocar um objeto de fácil identificação. Por exemplo: um livro.

Prática:

1a Parte:

a) Pedir aos alunos que observem atentamente o objeto. Comente com eles sobre o objeto, sem contudo interferir na identificação dos alunos. Usando como exemplo o livro: comentar sobre sua capa, suas páginas, seu colorido, o que ele traz escrito...

b) Pedir a cada aluno que fale sobre ALGUMA COISA LEMBRADA PELO OBJETO. Usando como exemplo o livro: o livro lembra ESTUDO, lembra HISTÓRIA, lembra CONHECIMENTO etc etc. O objeto à frente dos alunos lembra... Não interfira. Não dê pistas inicialmente. Aguarde que cada um diga uma palavra lembrada pelo objeto. Evite repetições. É muito comum os alunos repetirem palavras já faladas por colegas. Force-os a pensar. O que eles estarão fazendo é uma forma simples de relacionamento das imagens mentais. Eles estão vendo uma coisa, mas associam essa coisa a outras.

c) Depois que cada aluno disse sua palavra, tente faze-los criar frases com essas palavras. Lembre-se de que o objeto em si não será mais utilizado. As frases são construídas com os resultados da associação das imagens. Se preciso, auxilie os alunos na construção das frases. Cada aluno então terá a sua frase (anote-as num papel, para o caso de esquecimentos).

d) Cada aluno, uma por vez, à frente de seus colegas, em pé, repete a sua frase em voz alta. Observe que a reunião das frases sugere, em síntese, uma pequena estória. Comente isso com os alunos. Se preciso, dê um pequeno exemplo de estória.

e) Cada 4, 5 ou 6 alunos formam um grupo. Dependendo do número de alunos participantes, crie um ou mais grupos. Cada grupo, num canto do local, reúne-se para criar uma estória COM BASE nas palavras e nas frases. Auxilie sem interferir, SE NECESSÁRIO. Cada grupo deve preparar sua estória para apresentá-la de forma dramatizada.

2a Parte
a) Cada grupo , então, apresenta sua 'pecinha' e RECEBE APLAUSOS pela apresentação (crie a situação permanente de aplauso).

b) Ao final, você faz os comentários de cada apresentação, inicialmente SEMPRE COM ELOGIOS

(Trecho da monografia "Teatro Educativo - Teoria e Prática")


3a Parte

Peça as educandos que escrevam suas histórias, utilizando o Word, ou o Power-Point .