22 de junho de 2007

HIGIENE BUCAL


Os dentes sofrem muito com o ataque das bactérias depois de cada refeição. Por isso, é muito importante não esquecer de escovar os dentes. Todas as vezes que comemos, as bactérias vem com tudo, ajudadas pelos restos de alimentos que ficam entre os dentes, dando a maior força para as cáries.





Melhor ainda é se você utilizar o fio dental, depois da escovação.




Depois das refeições ou de comer doces, e antes de dormir, devemos usar o batalhão da limpeza bucal: a Escova de Dentes, a Pasta, e o Fio Dental.






A cárie acontece quando uma certa bactéria, muito chata por sinal, transforma os restos de alimentos que ingerimos, principalmente o açúcar, em ácidos prejudiciais aos dentes.
Essa bactéria fica grudadinha com muitas outras sobre os dentes e ao redor das gengivas, formando uma película chamada placa bacteriana.
Insistente e teimosa, essa placa se forma todos os dias. Os ácidos liberados pelas bactérias da placa atacam o esmalte dental (a parte branca), até causar um "buraco", a famosa cárie, em um processo chamado desmineralização.


Se não for tratada logo, a cárie começa a aumentar e a corroer o interior do dente, provocando dor. E não dá pra descuidar, porque as cáries atacam sem avisar.

Sabia é bom comer alimentos ricos em fibras, como cenoura, aveia, maçã, pepino e verduras em geral ? Eles são verdadeiros desinfetantes, pois diminuem a acidez da boca, que também contribui para a cárie.
E agora a parte mais difícil: evitar comer muito chocolate, balas, doces e refrigerantes_ ou seja, tudo que é rico em açúcar. Assim como a gente, os tais ácidos também adoram um docinho.



VOCÊ SABE ESCOVAR SEUS DENTES ?

É preciso percorrer todo o território com a escova. Você não quer deixar nenhuma área desprotegida, não é?
Escove os dentes tanto na parte de fora quanto na parte de dentro, tanto os da frente quanto aqueles que estão lááááááááá atrás.
Nos dentes de cima, passe a escova de cima para baixo. Nos dentes de baixo, faça o movimento contrário, de baixo para cima. É como se estivesse "penteando" os dentes, girando levemente a escova, sempre tomando a gengiva como ponto de partida e indo até o topo do dente.
E já que seu exército está na área, aproveite para escovar também a língua. Ela também merece uma faxina.
Completando a operação de guerra, entra em campo a fita dental, tirando de campo os restos de comida que se escondem entre os dentes.
Ah, e não se esqueça de visitar o dentista pelo menos uma vez por ano, ou quando sentir alguma dor nos seus dentinhos.


http://www.canalkids.com.br/higiene/bocalivre/index2.htm